A polícia espanhola anunciou nesta sexta-feira (24) a recuperação de uma pintura de Pablo Picasso de 1919, desaparecida no início do mês antes de ser exibida em uma exposição temporária no sul da Espanha.
A obra “Natureza morta com violão”, emoldurada, fazia parte de uma remessa de obras transportadas de Madri para Granada. Os organizadores da exposição registraram uma queixa no dia 10 de outubro, ao perceberem que a pintura não estava entre as caixas desempacotadas.
Em comunicado publicado no X, a polícia informou que a obra pode não ter sido carregada no caminhão de transporte antes da saída de Madri. A brigada de patrimônio histórico segue investigando o caso, sem indicar se acredita em crime.
Fotos divulgadas pela polícia mostram especialistas forenses examinando a pintura com roupas e máscaras esterilizadas. A obra, pertencente a um colecionador particular, havia sido registrada no banco de dados global da Interpol de Obras de Arte Roubadas, que contém cerca de 57 mil itens.
Segundo a Fundação CajaGranada, responsável pela exposição, imagens das câmeras de segurança indicam que apenas 57 obras foram descarregadas do veículo, em vez das 58 previstas.