Inaugurado no início deste mês de maio, o Hospital Estadual Costa das Baleias, unidade localizada em Teixeira de Freitas e referência para o extremo sul baiano, atingiu, nesta segunda-feira (27), a marca de 80% de ocupação dos leitos, com 2.331 pacientes atendidos e 120 procedimentos cirúrgicos realizados, com destaque para a correção de uma fratura em afundamento de crânio e múltiplas fraturas faciais, conduzida pelo Serviço de Neurocirurgia.
O coordenador de Neurocirurgia, Paulo Bahia, destaca que o serviço representa um avanço significativo para a região, proporcionando acesso a tratamentos neurocirúrgicos de alta complexidade antes disponíveis apenas em centros distantes. “Este desenvolvimento não só melhora a qualidade do atendimento médico local, mas também salva vidas, oferecendo esperança e recuperação a pacientes com condições críticas”, pontua.
Jaqueline Mota, do município de Belmonte, veio com a filha Maria Cecília para ser acompanhada pelo Serviço de Neurocirurgia. “Desde que cheguei aqui, o atendimento foi super bom. Os cirurgiões são maravilhosos, vêm visitá-la. Só tenho a agradecer. Os enfermeiros também são pessoas maravilhosas. Quase perdi minha filha, mas, graças a Deus e aos cirurgiões, minha filha já está falando, conversando, só falta agora andar“, compartilhou.
Com investimento de R$ 200 milhões e capacidade para atender 23 mil pacientes por mês, o HECB oferece especialidades como clínica geral, ortopedia, cardiologia, angiologia, urologia, mastologia, cirurgia torácica, cirurgia vascular, cirurgia cardíaca, neurocirurgia e oncologia. A unidade ainda dispõe de instalações para hemodinâmica, sete salas cirúrgicas, centro de bioimagem, ressonância magnética e tomografia computadorizada, além de ultrassonografia, eletroencefalograma, mamografia, eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x.