A escritora e poeta Roseana Murray, de 74 anos, será uma das atrações da Flica 2025 nesta sexta-feira (24), participando de duas mesas na programação do evento literário realizado em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Pela manhã, às 9h, ela participa de um bate-papo com o público infantil na Fliquinha. À tarde, às 15h, estará na Tenda Paraguaçu, na mesa “Ser Poesia”, ao lado das autoras Lívia Natália e Edma de Góis.
Autora de dezenas de livros voltados ao público infantojuvenil, Roseana apresentará na Fliquinha o título mais recente, “O Braço Mágico”, inspirado em sua própria história de superação após ter sido atacada por cães em 2024. A obra, finalista do Prêmio Jabuti na categoria Livro Infantil, transforma a experiência traumática em uma narrativa sensível sobre afeto, resiliência e magia.
“Estava no hospital quando decidi que precisava escrever algo que desse um novo sentido ao que vivi. Escrevi para me salvar — e para transformar dor em encantamento”, contou a autora.
Na mesa da Tenda Paraguaçu, Roseana falará sobre sua trajetória e o livro “Anjos”, que reúne poemas voltados ao público jovem e adulto. “É um livro sobre os anjos que encontramos na vida — pessoas que aparecem para nos ajudar, de forma simbólica”, explica.
Para a escritora, eventos como a Flica fortalecem a relação entre leitores e autores. “Festas literárias são espaços de troca e de formação de novos leitores. É uma alegria participar e sentir esse carinho do público”, afirmou.
A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) segue até o dia 26 de outubro, com o tema “Ler é Massa”. A programação reúne nomes como Nanda Costa e Lan Lanh, Rita Batista e Russo Passapusso, além de autores e artistas de várias partes do Brasil.