Chuva em Salvador já supera 200% da média mensal em alguns bairros; saiba quais

Chuva em Salvador já supera 200% da média mensal em alguns bairros; saiba quais

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Elias Dantas/Alô Alô Bahia

Publicado em 23/10/2025 às 06:34 / Leia em 2 minutos

Salvador registrou acumulados expressivos de chuva entre a noite de quarta (22) e a madrugada desta quinta-feira (23). De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil (Codesal) às 6h, o bairro do Stiep teve o maior volume nas últimas seis horas, com 18,6 mm, seguido por Mata Escura (16,8 mm) e Itacaranha (12,4 mm).

Nas últimas 24 horas, o bairro da Mata Escura registrou 122,4 mm, o maior volume entre os bairros monitorados. Na sequência aparecem Sete de Abril – Bosque Real (122), Canabrava – Barradão (121,2 mm) e Marechal Rondon (121 mm), todos com acumulados que superam facilmente a média histórica para um dia de outubro na capital baiana.

A normal climatológica de outubro é de 91 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O boletim da Codesal indica que, até o momento, o acumulado mensal já ultrapassa esse valor em praticamente todas as regiões da cidade. Na Boca da Mata, por exemplo, já choveu 291,6 mm, mais de 300% acima da média do mês. Outros bairros também apresentam volumes muito superiores ao esperado, como Nova Brasília (282,6 mm), Marechal Rondon (258,6 mm) e Cajazeiras VIII (252,6 mm).

Os dados reforçam o cenário de chuvas intensas e persistentes que vêm sendo registradas desde o início da semana, o que levou a Codesal a manter o nível de Alerta Máximo em vigor na cidade. O órgão orienta a população a redobrar a atenção em áreas de risco e acionar a Defesa Civil pelo número 199 em caso de emergência.

Previsão do tempo para Salvador

Nesta quinta-feira (23), o cenário segue o mesmo dos dias anteriores, com ventos entre 47 e 48 km/h e temperaturas entre 21°C e 27°C, com 90% de chance de precipitação.

Só a partir de sexta-feira (24) que o tempo começa a melhorar, mas ainda com chances altas – 70% – de probabilidade de chuva. Os ventos dão uma moderada, com rajadas de 23 km/h e a temperatura mínima pode chegar a 20°C.

No sábado (25), a chance de chuva se mantém em 70%, com ventos de 22 km/h e máxima de 28°C. No domingo (26), o sol deve voltar a aparecer. O dia terá apenas 20% de chance de chuva com temperaturas entre 22º C e 30°C.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia