O Teatro Castro Alves, em Salvador, volta a receber o público para um passeio inédito pelas obras de sua terceira etapa de reforma, nesta sexta-feira (24). O programa “TCA de Perto – Obra” oferece visitas educativas que apresentam de perto o processo de modernização de um dos maiores símbolos da cultura baiana.
Durante o roteiro, conduzido por profissionais de educação, arquitetura e segurança do trabalho, os visitantes poderão conhecer áreas emblemáticas do complexo cultural e entender detalhes técnicos da revitalização, que tem como pilares a acessibilidade, sustentabilidade, restauro, tecnologia e preservação da memória cultural.
As visitas são gratuitas, voltadas a estudantes, artistas, pesquisadores e interessados em conhecer os bastidores do projeto. Elas acontecem quinzenalmente às sextas-feiras, com duração de 90 minutos, e grupos limitados a 15 pessoas.
A entrada é feita exclusivamente pela Travessa Corneta Lopes, ao lado da Igreja Batista Sião, e não será permitida após o horário marcado. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pelo Sympla.
Por questões de segurança, é obrigatório o uso de calçado fechado e antiderrapante, além de calça comprida. O teatro fornecerá capacete e máscara, que devem ser usados durante todo o percurso. Não há estacionamento disponível, e a recomendação é utilizar transporte público ou por aplicativo.
Tombado pelo Iphan em 2014, o TCA é um ícone da arquitetura moderna brasileira e um dos principais equipamentos culturais do país.
A atual fase de reforma contempla a modernização da Sala Principal, o restauro do Foyer, a requalificação do Jardim Suspenso e melhorias nas áreas técnicas e administrativas, incluindo espaços do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).