João Fonseca está nas quartas de final na Basileia. O brasileiro avançou nesta quarta-feira (22) após o tcheco Jakub Mensik (nº 19) desistir por lesão no pé esquerdo, confirmaram a organização e a imprensa local. O jogo valia vaga entre os oito melhores do ATP 500 suíço.
O resultado mantém a boa semana do carioca, que já havia eliminado o atual campeão do torneio, Giovanni Mpetshi Perricard, por 7-6(6), 6-3, na estreia. Com o WO de Mensik, Fonseca aguarda o vencedor de Denis Shapovalov x Valentin Royer para definir o adversário nas quartas.
Nos bastidores do ranking, a página de “live rankings” da ATP projeta salto expressivo do brasileiro com a classificação às quartas, refletindo os pontos somados na Basileia.
O ponto alto do brasileiro em ATP 500 até aqui foi o Rio Open de 2024, quando também parou nas quartas de final. Já em 2025, seu melhor resultado veio no ATP 250 de Buenos Aires, título que coroou a temporada até o momento.