Com menos de 16ºC, cidades baianas figuram entre as mais frias do Nordeste; saiba quais

Com menos de 16ºC, cidades baianas figuram entre as mais frias do Nordeste; saiba quais

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 22/10/2025 às 15:00 / Leia em 2 minutos

O frio está tomando conta da Bahia. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, Vitória da Conquista, localizada no sudoeste do estado, chegou a registrar 12,7ºC, a menor temperatura do Nordeste. Segundo o Inmet, outras duas cidades baianas também figuram entre as mais frias do país. São elas Lençóis, onde os termômetros marcaram 13,3ºC, e Morro do Chapéu, com 15,2ºC.

As baixas temperaturas são acompanhadas de uma frente fria que atinge, inclusive, a capital baiana. A Defesa Civil de Salvador elevou o nível de atenção para Alerta Máximo, após o acumulado de chuvas na cidade ultrapassar 150 milímetros nas últimas 72 horas, patamar considerado crítico para risco de deslizamentos e alagamentos. O órgão orienta que, em caso de emergência, a população acione o número 199.

De acordo com boletim emitido às 11h40 desta quarta-feira (22), a normal climatológica de outubro (91,0 mm) já foi superada em mais de 120% em algumas localidades, acumulando mais de 170 mm de chuva somente neste mês.

Bairros de Salvador com maiores acumulados de chuva nas últimas 72 horas

Segundo o monitoramento da Codesal, os bairros que mais registraram chuva nas últimas 72 horas foram Boca da Mata (172 mm), Nova Brasília (156,8 mm), Cajazeiras VIII / Mangabeira (148 mm), Águas Claras (139,8 mm) e Dom Avelar (132,4 mm). Com o acumulado mensal chegando a 208 mm no bairro da Boca da Mata, Salvador já mais que dobrou a média esperada para o mês, faltando ainda nove dias para o fim de outubro.

A Codesal reforça o pedido para que os moradores de áreas de risco fiquem atentos aos sinais de deslizamento, como rachaduras em paredes, portas emperradas e sons de estalos no solo. O órgão mantém equipes de plantão 24 horas e pode ser acionado gratuitamente pelo número 199, em qualquer emergência.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia