Quando as chuvas fortes vão parar na Bahia? Veja previsão

Quando as chuvas fortes vão parar na Bahia? Veja previsão

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Esther Morais

Divulgação

Publicado em 22/10/2025 às 14:36 / Leia em 2 minutos

O guarda-chuva ainda vai ser item indispensável – pelo menos nas próximas horas – na Bahia. As fortes chuvas e os ventos intensos que atingem o estado desde o início da semana devem continuar nesta quarta-feira (22). De acordo com a previsão, as rajadas podem chegar a 60 km/h durante a tarde.

Segundo o meteorologista Aldirio Almeida, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o mau tempo deve se estender até a madrugada de quinta-feira (23), começando a perder força ao longo do dia.

Mesmo assim, a trégua não será imediata. A chuva pode aparecer no fim de semana, mas com menor intensidade. Em Salvador, a previsão para sexta (24) e sábado (25) é de céu nublado e pancadas isoladas a qualquer hora.

Já no domingo (26), o sol pode dar as caras – embora ainda exista 20% de chance de chuva, com temperaturas entre 22ºC e 30ºC.

Salvador entra em alerta máximo 

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) elevou o nível de atenção para alerta máximo nesta quarta (22) após o acumulado de chuvas ultrapassar 150 milímetros nas últimas 72 horas, patamar considerado crítico para risco de deslizamentos e alagamentos. O órgão orienta que, em caso de emergência, a população acione o número 199.

De acordo com boletim emitido às 11h40, a normal climatológica de outubro (91,0 mm) já foi superada em mais de 120% em algumas localidades, acumulando mais de 170 mm de chuva somente neste mês.

Segundo o monitoramento da Codesal, os bairros que mais registraram chuva nas últimas 72 horas foram Boca da Mata (172 mm), Nova Brasília (156,8 mm), Cajazeiras VIII / Mangabeira (148 mm), Águas Claras (139,8 mm) e Dom Avelar (132,4 mm). Com o acumulado mensal chegando a 208 mm no bairro da Boca da Mata, Salvador já mais que dobrou a média esperada para o mês, faltando ainda nove dias para o fim de outubro.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia