O cinema baiano ganhou destaque na abertura da 17ª edição do BRAVO Film Festival, que aconteceu no último domingo (19), em Los Angeles. O evento foi inaugurado com a exibição de “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, protagonizado pelo ator baiano Wagner Moura. O artista foi representado na cerimônia por sua esposa, Sandra Delgado, também baiana, que marcou presença entre nomes de peso do cinema mundial.

Sandra Delgado representou o marido Wagner Moura | Foto: Livia Wippich
Além de “O Agente Secreto”, o festival inclui na competição de longas-metragens o filme “Cais”, da cineasta baiana Safira Moreira, que tem chamado atenção por sua sensibilidade estética e força poética. A obra, que já conquistou três prêmios no Festival Olhar de Cinema, em Curitiba, concorre agora no exterior, reforçando a presença da Bahia no circuito internacional.
No filme, Safira mergulha no luto após a perda da mãe e parte em uma jornada simbólica para reencontrá-la em outros territórios. A narrativa se desenvolve por cidades banhadas pelos rios Paraguaçu (Bahia) e Alegre (Maranhão), explorando temas como memória, tempo, vida, morte e renascimento.
O BRAVO Film Festival (antigo Hollywood Brazilian Film Festival) celebrou nesta edição sua nova identidade, revelada durante o Festival de Cannes, e promove pela primeira vez uma competição de longas, com sete filmes representando a diversidade do cinema brasileiro: além de “Cais”, concorrem “O Último Azul”, “Papagaios”, “A Natureza das Coisas Invisíveis”, “Mambembe”, “Nó” e “Futuro Futuro””.
O evento reuniu nomes consagrados como Walter Salles (“Ainda Estou Aqui”), Emilie Lesclaux, Jafar Panahi (Palma de Ouro em Cannes), Ana de Armas (“Blonde”) e Édgar Ramírez (“The Assassination of Gianni Versace”). Aly Muritiba, cineasta, roteirista e produtor baiano, conhecido por trabalhos como “Deserto Particular”, escolhido para representar o Brasil no Oscar 2022, e episódios de séries como “Cangaço Novo”, também marcou presença.

Também baiano, Aly Muritiba marcou presença no evento | Foto: Livia Wippich
A programação distribui US$ 15 mil em prêmios, incluindo Melhor Filme, Direção, Atuação e um Prêmio Especial de Excelência. Com apoio da SPCINE, Consulado do Brasil em Los Angeles e Projeto Paradiso, o BRAVO segue até o final de outubro celebrando a ressonância global do cinema brasileiro.
No dia 21, o BRAVO FYC (For Your Consideration) será realizado no Linwood Dunn Theater, com apoio do LA Times, destacando produções nacionais que disputam espaço na temporada de premiações internacionais.