A atuação de uma frente fria vinda da região Sul do país provocou fortes chuvas e ventos em Salvador desde a segunda-feira (20). De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Codesal), o volume acumulado de chuva já ultrapassa a média histórica de outubro em diversos bairros da capital.
Na região da Boca da Mata, o acumulado chegou a 123,2 mm, enquanto Nova Brasília registrou 106,8 mm, Cajazeiras VIII, 101,6 mm, e Mangabeira, 98,4 mm. A média histórica para o mês, segundo a estação de referência de Ondina, é de 91 mm.
Em razão das condições meteorológicas, a Codesal emitiu um alerta de atenção na manhã desta terça-feira (21) para a continuidade das chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de rajadas de vento. Há risco de queda de árvores, deslizamentos de terra e alagamentos. A previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com 90% de probabilidade de chuva a qualquer hora do dia.
Na segunda-feira (20), rajadas de vento de até 62,6 km/h foram registradas na Boia Meteorológica da Barra. Já nesta terça, as medições indicaram 57,6 km/h na Barra, 56,2 km/h na Vila Naval – Barra, e 52,6 km/h em Itapuã (UBS).
Seguindo o Protocolo do Plano de Proteção e Defesa Civil (PPDC), e diante das condições meteorológicas adversas, a Defesa Civil elevou o nível de Observação para o nível de Atenção. As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Ceadec).
As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no site na Codesal, que integra os serviços essenciais do município, de plantão 24 horas e atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.