O Ilê Aiyê apresentou, na noite deste sábado (18), o tema que vai conduzir o bloco no Carnaval de 2026. Em um show repleto de ancestralidade e ritmo no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, o “Mais Belo dos Belos” anunciou o enredo “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”.
O evento contou com apresentações da anfitriã Band’Aiyê, da banda Orisun e da Escola de Samba União de Maricá, que trouxe o samba carioca para celebrar a parceria entre o Ilê e a cidade fluminense.
Fundado em novembro de 1974, o Ilê Aiyê celebrou 50 anos em 2024, consolidando sua trajetória como o primeiro bloco afro do mundo. Segundo o presidente Antônio Carlos Vovô, o novo tema reforça a missão do Ilê de educar, celebrar e resistir por meio da cultura. “Cada tema do Ilê é uma lição de história. Escolhemos esse porque ele ajuda a conscientizar e fortalecer a autoestima de uma cidade fortemente negra, que muitas vezes não reconhece sua própria riqueza cultural”, afirmou.

Ilê Aiyê apresenta tema do Carnaval 2026 durante show no Pelourinho
Nos últimos três anos, o Ilê Aiyê tem atuado em Maricá por meio do projeto “Ilê in Maricá”, oferecendo oficinas gratuitas de dança, percussão e estética afro em comunidades locais. Agora, com a recém-inaugurada Universidade Livre do Carnaval (Unicarnaval), o projeto ganha sede fixa para ampliar sua atuação.
No Carnaval de 2026, o Ilê levará para a avenida a simbologia e diversidade cultural de Maricá, cidade marcada por sua população afro-indígena, beleza natural e forte presença quilombola. O bloco vai destacar territórios de resistência como os quilombos de Bacaxá, São Bartolomeu, Lagoinha, Ingá e Itaocaia, além de homenagear personalidades locais que mantêm viva a memória cultural da região.
Com um carnaval de raízes comunitárias e história centenária, Maricá tem blocos tradicionais desde a década de 1920. Em 2015, a cidade passou a ser representada na Marquês de Sapucaí com a criação da Escola de Samba União de Maricá, que desfila com as cores vermelho, ouro e branco.