Câmara aprova que kits de praia só sejam montados após pedido dos banhistas

Câmara aprova que kits de praia só sejam montados após pedido dos banhistas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Da Redação

Elias Dantas/Alô Alô Bahia

Publicado em 15/10/2025 às 19:32 / Leia em 2 minutos

A faixa de areia do Porto da Barra, em Salvador, não poderá mais ser ocupada pelos “kits de praia” dos comerciantes sem a autorização dos banhistas. De autoria do vereador Alexandre Aleluia (PL), o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal nesta quarta-feira (10) determina que guarda-sóis, cadeiras e mesas só sejam colocados na areia quando solicitados pelos frequentadores. A medida segue agora para sanção do prefeito Bruno Reis (União Brasil).

De acordo com a lei, os comerciantes precisarão obter consentimento dos frequentadores da praia para instalar seus equipamentos, para garantir que o espaço seja utilizado livremente pelos banhistas.

A ocupação antecipada da faixa de areia do Porto da Barra por cadeiras e guarda-sóis de comerciantes gerava conflitos com os banhistas, que alegavam não conseguir usar a praia sem alugar os kits. Em entrevista ao Alô Alô Bahia, Aleluia afirmou que a lei resguarda e devolve aos banhistas e moradores do Porto da Barra o acesso total à praia.

“O que acontecia, principalmente no verão, era que muitos ambulantes posicionavam as cadeiras antes da chegada dos banhistas, ocupando a faixa de areia e obrigando as pessoas a alugar cadeiras mesmo contra a vontade. Agora, o banhista só pagará ou alugará a cadeira quando houver demanda, e os ambulantes terão que seguir essa regra de trabalho”, disse o vereador.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia