O programa Recicla Capital, da Prefeitura de Salvador, foi anunciado como finalista do Local Leaders Awards 2025, premiação internacional promovida pela Bloomberg Philanthropies em parceria com o C40 Cities. A iniciativa da gestão municipal estimula a coleta seletiva, remunera cooperativas de catadores e incentiva a população a trocar resíduos recicláveis por produtos e serviços.
A capital baiana concorre na categoria ‘Soluções Sustentáveis para Resíduos’ (Sustainable Waste Solutions), que reconhece políticas e programas que enfrentam o desafio dos resíduos sólidos urbanos com impacto ambiental e inclusão social. O anúncio dos vencedores será feito durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, no dia 4 de novembro, no Rio de Janeiro.
Essa é a primeira vez que Salvador figura entre as 26 cidades finalistas da premiação, que este ano avaliou mais de 160 projetos de 45 países. Metrópoles como Londres, Nova York e Copenhague também concorrem entre as finalistas.
“Ser finalista do Local Leaders Awards é o reconhecimento internacional do trabalho que Salvador vem desenvolvendo em prol da sustentabilidade urbana e da inclusão social por meio da cadeia da reciclagem. O Recicla Capital é um exemplo concreto de como é possível promover uma gestão de resíduos mais inteligente, com geração de renda e impacto ambiental positivo. É um orgulho para nossa cidade fazer parte desse grupo seleto”, afirma o titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal de Salvador (Secis), Ivan Euler.
Recicla Capital – O programa funciona com uma rede estruturada de 20 contêineres espalhados por diferentes bairros e pontos de troca onde o cidadão pode entregar materiais recicláveis e acumular créditos para adquirir produtos.
Além disso, o projeto garante remuneração direta para as cooperativas de catadores, fortalecendo o trabalho desses profissionais e promovendo inclusão social. Desde sua implantação, cresceu o volume de recicláveis coletados seletivamente na cidade, gerando renda para centenas de famílias.
A iniciativa se soma a outros programas ambientais em andamento na cidade, como o Salvador Solar, o Cidade Resiliente e o Programa de Arborização Urbana.
Prêmio – Com representantes em todas as categorias, o Brasil marca forte presença na edição 2025 do Local Leaders Awards, reforçando seu papel estratégico na agenda climática global. A premiação é promovida pela Bloomberg Philanthropies, em parceria com a C40 Cities e outras redes globais. A premiação reconhece iniciativas de cidades e governos em busca de soluções concretas e escaláveis para os desafios climáticos atuais, alinhadas aos pilares da COP30.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) acontecerá em Belém (PA), em novembro. Esta será a primeira vez que a Amazônia sedia o evento, reunindo líderes globais, autoridades subnacionais e especialistas para debater e acelerar ações frente à emergência climática.