O Ministério de Minas e Energia (MME) informou, nesta terça-feira (14), que um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, foi o responsável pelo apagão que atingiu oito estados brasileiros e o Distrito Federal durante a madrugada.
Em nota, o órgão explicou que o incidente provocou a desconexão das regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste do Sistema Interligado Nacional (SIN), “ocasionando contingência severa”. O incêndio atingiu equipamentos responsáveis por transformar e controlar a tensão da eletricidade em 500 kV, o que levou ao desligamento automático de parte do sistema.
Segundo o ministério, o processo de retorno dos equipamentos e recomposição das cargas ocorreu de forma controlada e começou “logo nos primeiros minutos”. Até 1h30, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste já haviam sido restabelecidas. No Sul, o fornecimento foi totalmente normalizado por volta das 2h da madrugada. “O tempo de recomposição total foi inferior às ocorrências deste porte já ocorridas no SIN”, destacou o MME na nota.
Além da Bahia, foram afetados São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amazonas, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e o Distrito Federal. O ministério informou ainda que o desligamento chegou a afetar cerca de 10.000 MW de carga no sistema nacional, mas de forma controlada.
Uma reunião preliminar está prevista ainda para esta terça-feira com os principais agentes do setor elétrico, a fim de identificar as causas do incidente. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deverá realizar a Reunião Preliminar de Análise da Perturbação, que dará início à elaboração do Relatório de Análise da Perturbação (RAP), com previsão de conclusão até sexta-feira (17).