Mostra Realizadorxs estreia no Cine Glauber Rocha com curtas inéditos

Mostra Realizadorxs estreia no Cine Glauber Rocha com curtas inéditos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Divulgação

Publicado em 13/10/2025 às 10:48 / Leia em 2 minutos

O Cine Glauber Rocha, em Salvador, recebe, nesta segunda-feira (13), às 16h30, a estreia da mostra Realizadorxs, que apresenta cinco curtas-metragens inéditos, três de ficção e dois documentários, em sessão exclusiva para convidados.

O projeto se divide em duas vertentes. A primeira, “Realizadorxs.Doc”, é um reality que mostra os bastidores das produções documentais, estruturado em quatro fases, desenvolvimento, pré-produção, execução e pós-produção, com depoimentos e spoilers sobre o processo criativo.

Já a segunda, “Realizadorxs”, acompanha as etapas de filmagem das obras de ficção sob o olhar de quem observa e registra o fazer cinematográfico.

Na seleção de ficção, o público confere “Cajuína”, de Mapa Macedo, que aborda o encontro entre uma criança e uma mulher de 83 anos a partir de reflexões sobre luto e despedidas; “Couraça”, de Susan Kalik, centrado em três cangaceiros sobreviventes ao massacre de 1938; e “Reversível”, de Patrício Júnior, sobre um jovem negro que sonha em se tornar escritor.

Entre os documentários, “Bregueragem”, dirigido por Daniel Arcades, mergulha na cena da música brega em Salvador, explorando diferentes espaços e sonoridades ao som de um poema de Álvares de Azevedo musicado em versões de seresta, gafieira e sertanejo. Já “EntreForças”, de Mayara Millano, foi filmado em Brejo de Madre de Deus (PE) e apresenta histórias ligadas ao Toyota Bandeirante, símbolo da vida e do trabalho no agreste pernambucano.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia