Pesquisa revela origem dos turistas estrangeiros que mais visitam a Bahia em 2025

Pesquisa revela origem dos turistas estrangeiros que mais visitam a Bahia em 2025

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Humberto Filho

Publicado em 13/10/2025 às 09:51 / Leia em 2 minutos

A Bahia ultrapassou, em apenas nove meses de 2025, o total de turistas estrangeiros recebidos em todo o ano de 2024. Segundo dados da Embratur, do Ministério do Turismo e da Polícia Federal, o estado registrou 149.648 chegadas internacionais entre janeiro e setembro, um crescimento de 58% em relação ao mesmo período do ano anterior (94.703). O número já supera o total anual de visitantes internacionais do ano passado.

Somente em setembro, 15.940 turistas estrangeiros desembarcaram na Bahia, 29,6% a mais que em setembro de 2024 (12.297).

Argentina lidera ranking de visitantes

A Argentina segue como principal origem dos turistas internacionais que visitam a Bahia. Entre janeiro e setembro, 68.130 argentinos desembarcaram no estado, um aumento de 69,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Na sequência aparecem Portugal (15.366 visitantes, alta de 50,37%) e Uruguai (13.547, crescimento de 23,96%).

A França teve o maior salto percentual, com 11.465 entradas, avanço de 216%. A Itália completa o top 5, com cerca de 9,5 mil visitantes, aumento de 48,93% em comparação com 2024.

“O mundo tem se rendido aos encantos da Bahia”, diz Freixo

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou os resultados e destacou a força do estado como destino turístico. “O recorde de turistas na Bahia é a coroação de um longo trabalho conjunto entre a Embratur, o estado, os municípios e todo o trade turístico. O estado superou em nove meses o total de chegadas de todo o ano passado, provando que o mundo tem cada vez mais se rendido aos seus encantos”, afirmou.

Freixo também ressaltou o impacto econômico do aumento do fluxo internacional. “Esse número recorde se traduz na vida dos brasileiros através de emprego, renda e oportunidade em cada canto do país. O turismo está ajudando a mover a economia e a transformar vidas”, destacou.

O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, apontou o trabalho conjunto do governo como decisivo para o resultado. “A Bahia conquista mais um novo marco na atração de turistas estrangeiros, performance que tem sido contínua. É o resultado de ações estruturantes, qualificação dos serviços, promoção e ampliação da malha aérea”, afirmou. Segundo ele, o estado deve continuar em expansão “com a ampliação das frequências de voos internacionais e a retomada da rota do Panamá”.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia