O meia do Bahia, Everton Ribeiro, deu neste domingo (12) sua primeira entrevista após o diagnóstico de câncer na tireoide, revelado no início de setembro. Ao programa Fantástico, da TV Globo, o jogador contou detalhes emocionantes do momento em que recebeu a notícia e da recuperação após a cirurgia, realizada há uma semana.
“Foi assustador. No começo eu nem falava essa palavra, câncer. Pra mim é muito forte”, afirmou. “Fui pro quarto e chorei sozinho.”
A doença foi descoberta durante exames de rotina na reapresentação do Bahia após as férias. Segundo Everton, não havia sintomas e a detecção precoce só foi possível por conta do acompanhamento médico regular do clube. A confirmação veio após ultrassom e punção da tireoide.
O atleta contou que recebeu o diagnóstico enquanto se preparava para a primeira partida da final da Copa do Nordeste. Mesmo abalado, decidiu viajar com o time. “Eu não queria ir, queria chorar onde tinha que chorar. Mas fui. E minha esposa foi cuidando de tudo”, disse, em referência à companheira Evelyn, com quem está há quase 20 anos.

Everton Ribeiro se recupera de cirurgia de câncer de tireoide ao lado da esposa Marilia Nery — Foto: Letícia Marques / ge
Cirurgia e recuperação
A cirurgia foi realizada na última segunda-feira (6), e Everton agora se recupera no Rio de Janeiro, ao lado da família. Ele deve permanecer afastado por pelo menos duas semanas, até nova avaliação médica. Como parte do tratamento, o jogador passará a tomar hormônio da tireoide em comprimidos pelo resto da vida.
“Agora tenho uma nova tireoide, que é em comprimido. Vai ser para sempre.”
O meia afirmou que quer voltar a Salvador para acompanhar o Bahia na reta final do Brasileirão, mas não há previsão para retorno aos treinos.
“Esse momento me fez refletir sobre muita coisa. A gente esquece detalhes da vida. O mais importante é a saúde. Sem ela, não dá para sonhar. Agora é curtir a família e seguir com fé e coragem”, finalizou.