O humorista Renato Aragão foi homenageado neste domingo (12) ao receber o título de Embaixador do Cristo Redentor para a Cultura e o Turismo. A entrega aconteceu durante a celebração pelos 94 anos do monumento, em cerimônia realizada no Santuário Arquidiocesano, no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro.
Ao lado da esposa Lílian Taranto e da filha, a atriz Livian Aragão, o criador do eterno Didi se emocionou com a homenagem durante a Missa de Ação de Graças presidida por Padre Omar. Renato também teve a honra de coroar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, celebrada na mesma data.
Ver essa foto no Instagram
Logo ao chegar, por volta das 6h55, Renato visitou a capela dentro do Cristo Redentor, onde permaneceu em silêncio diante da santa por alguns minutos. Entre sorrisos e lembranças, comentou:
“Toda vez que venho aqui me lembro daquela história que já fui lá em cima e ele me abraçou. Fiquei muito feliz com o abraço que ele me deu. Pretendo vir mais vezes.”
A filha Livian também se emocionou:
“É uma honra para mim estar ao lado do meu pai hoje. Não tem ninguém melhor do que ele para ser o embaixador.”
Além de Renato, o empresário italiano Danilo Maíra também recebeu o título de embaixador. Durante a cerimônia, foi lida a Lei nº 8.987, de 14 de julho de 2025, que institui oficialmente o Dia do Cristo Redentor no calendário da cidade do Rio.
Música, teatro e emoção acima das nuvens
A programação especial incluiu apresentações musicais em homenagem ao Dia das Crianças. O Coral Dó Ré Mi, da Paróquia São Judas Tadeu, em Petrópolis, emocionou o público e foi muito aplaudido por Renato Aragão.
Logo em seguida, o público conferiu uma prévia do musical Os Saltimbancos Trapalhões – In Concert, que estreia no dia 13 de janeiro, data em que Renato completará 91 anos. Ao lado da atriz Malu Rodrigues e de um elenco mirim, o ator interpretou clássicos do filme de 1981, como “Piruetas” e “História de uma gata”.
“Já é a segunda vez que participo do aniversário do Cristo. É um lugar muito especial, com uma energia única. Estar com o Renato de novo é ótimo”, comentou Malu, que contracenou com o comediante na infância, no longa Didi quer ser criança.
O espetáculo será dirigido por Charles Möeller e Claudio Botelho e estreia no novo Teatro Opus Città América, na Barra da Tijuca. O elenco também conta com Marcelo Serrado, Adriana Garambone, Fernando Caruso e Dedé Santana.
Após as apresentações, Renato e outros homenageados receberam seus títulos em frente ao bolo comemorativo dos 94 anos, preparado pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca). Entre os homenageados, também esteve o jornalista Ancelmo Gois, nomeado “Mais Carioca do Rio”.
A programação do aniversário do Cristo Redentor ainda inclui missas às 11h, 15h e 17h, além da Oração do Ângelus ao meio-dia e às 18h.