Itamar Vieira Jr. lança Coração sem medo e conclui a premiada “trilogia da terra”

Itamar Vieira Jr. lança Coração sem medo e conclui a premiada “trilogia da terra”

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

uendel galter/divulgação

Publicado em 11/10/2025 às 18:02 / Leia em 2 minutos

O escritor baiano Itamar Vieira Jr. lança na próxima segunda-feira (13) o aguardado romance Coração sem medo (editora Todavia), obra que encerra a chamada “trilogia da terra” — iniciada com os sucessos Torto arado e Salvar o fogo. O novo livro já tem lançamento confirmado em oito países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e África do Sul.

Neste terceiro volume, Itamar dá continuidade à saga da família iniciada em Torto arado, agora sob a ótica de Rita Preta, bisneta de Donana e moradora da periferia de Salvador. Mãe solo de três filhos, ela enfrenta uma série de tragédias pessoais, incluindo o desaparecimento do filho mais velho, Cid. A busca pelo rapaz se transforma em uma peregrinação marcada por dor, violência e revelações impactantes — com direito a uma denúncia velada sobre violência policial.

Assim como nos romances anteriores, o autor alterna vozes narrativas e aposta na força da oralidade popular. O desfecho da história de Cid é revelado pelos “Cadernos de Cainho”, escritos em primeira pessoa pelo segundo filho de Rita.

Com Coração sem medo, Itamar fecha um ciclo que une memória, ancestralidade e resistência. A luta pela terra — tema central dos três livros — aparece aqui tanto na lembrança da antiga fazenda Outeiro Velho quanto na busca por moradia digna em meio à expansão urbana de Salvador.

“O que fica agora é a sensação de dever cumprido”, afirma o autor. “São três livros com histórias atravessadas por personagens que dão conta de um tempo e de uma questão que são muito nossas: a luta pela terra e pelo território.”

O percurso da trilogia também segue um fluxo geográfico simbólico. De uma fazenda na Chapada Diamantina (Torto arado), passando pelas margens do rio Paraguaçu (Salvar o fogo), até desaguar no litoral de Salvador (Coração sem medo), Itamar conecta histórias de pertencimento e exclusão que atravessam o Brasil profundo.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia