Militares que divulgaram, no domingo (26), informações falsas de que um dique havia se rompido em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, foram afastados de suas funções pelo Exército Brasileiro. Por conta da ação dos militares, várias pessoas saíram de suas casas e o bairro Mathias Velho, um dos mais atingidos pelas enchentes na cidade, foi evacuado.
Moradores foram orientados pelos agentes de segurança a deixarem suas casas ao longo de todo o dia. Mas, o dique não rompeu. Vídeos e relatos circularam em aplicativos de mensagem e nas redes sociais, assustando a população. A prefeitura de Canoas desmentiu a informação.
🚨ATENÇÃO: Não é verdadeira a informação de evacuação no bairro Mathias Velho, nesta noite de 26/05. #FakeNews
— Prefeitura de Canoas (@PrefCanoas) May 26, 2024
Em nota, o Exército Brasileiro admitiu o erro. “O Exército Brasileiro esclarece que tal situação decorreu de um grave erro de procedimento”, informou em nota. Segundo o comunicado,a ação foi realizada pela “14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Grande Unidade subordinada à 5ª Divisão de Exército”. Ainda de acordo com a instituição, “Militares que atuavam no Bairro Mathias Velho, souberam, sem confirmação, que um dique havia se rompido e imediatamente passaram a comunicar erradamente aos moradores da necessidade de evacuação das áreas consideradas em risco”.
O Exército informou também que uma investigação foi instaurada e pediu “sinceras desculpas pelo ocorrido”.