Desde a inauguração da primeira unidade, em junho de 2024, o programa Academia Salvador já contabilizou mais de 493 mil presenças em seus espaços gratuitos de exercícios ao ar livre. Atualmente, 29.495 usuários estão cadastrados para utilizar as 14 unidades distribuídas em diferentes bairros da capital baiana.
Neste sábado (11), em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, o serviço surge como uma opção para os soteropolitanos combaterem o sedentarismo, complementando hábitos simples que contribuem para uma vida mais saudável.
A data reforça a importância da atividade física e da educação alimentar na prevenção do sobrepeso. Para o coordenador de esportes e profissional de educação física da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Rafael Seara, exercícios moderados, como caminhadas e passeios de bicicleta, ajudam na queima de calorias e estimulam outros hábitos saudáveis, enquanto atividades intensivas têm efeito direto sobre o metabolismo.
“A atividade física faz com que a gente tenha um déficit calórico, ou seja, que a gente queime mais calorias do que consumimos. Isso ajuda a prevenir a obesidade. A pessoa consegue dormir melhor, reduz o estresse e melhora a autoestima. Além disso, reduz o risco de doenças cardiovasculares e de hábitos que não são saudáveis, como o tabagismo”, afirmou Seara.
O especialista recomenda atividade física pelo menos três vezes por semana, por até 30 minutos. Nas academias ao ar livre, a maioria do público é composta por mulheres (57%) entre 18 e 44 anos. Crianças e idosos também podem participar das atividades, mas com acompanhamento médico.
“Existe uma conversa de que atividade física atrapalha o crescimento das crianças, isso é mito, mas é recomendado consultar um pediatra para uma avaliação. No caso dos idosos, é preciso ter atenção com as articulações para evitar lesões, por isso, o acompanhamento médico, nutricional e de educação física, com profissionais habilitados, é importante”, explicou Seara.
As 14 unidades da Academia Salvador oferecem exercícios de musculação e aulas coletivas, como boxe, yoga, pilates e muay thai, totalmente gratuitas. Os espaços estão localizados em Amaralina, Barros Reis, Boca do Rio, Bonfim, Cajazeiras, Calabar, Dique do Tororó, Imbuí, Itapuã, Largo do Tanque, Mané Dendê, Narandiba, São Caetano e São Tomé de Paripe, funcionando de segunda-feira a sábado.
Para participar das aulas, os interessados devem realizar agendamento pelo aplicativo MUDE, disponível gratuitamente na App Store e Play Store. Cada aula dura 50 minutos e possui capacidade limitada. Cada usuário pode agendar até duas aulas por dia, desde que sejam de modalidades diferentes, apresentando documento com foto para acesso ao espaço.