Na reta final da temporada, o Campeonato Baiano de Águas Abertas ganha um novo capítulo neste sábado (11), com a realização da 9ª etapa, no 2º Distrito Naval, em Salvador. A partir das 13h, 553 nadadores entram na água para disputar provas nas categorias base, master e elite.
A programação prevê oito baterias, começando com a Prova Rápida (1 km), às 13h, seguida das categorias de iniciação, além das faixas mini a mirim, petiz e militar, com percurso de 800 metros. A Prova Principal, com 4 km, encerra o evento, com largadas às 14h40 (masculino) e 14h50 (feminino). Todas as disputas acontecem em área balizada e com apoio logístico da Marinha do Brasil.
A etapa sucede a prova de Inema, realizada em 14 de setembro, e antecede a decisão do campeonato, que volta à mesma praia em novembro para definir os campeões estaduais e os classificados para as finais nacionais.
“Entramos na fase decisiva do campeonato. Cada chegada no 2º Distrito Naval pode mexer no ranking e definir quem chega a Inema com a mão no título. Esperamos provas fortes, pelotões cheios no 1 km e no 4 km e, sobretudo, organização e segurança para que todos rendam o máximo nesta antevéspera das finais”, afirmou Marco Antônio Lemos, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).
O evento é uma realização da FBDA, com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb); da Prefeitura de Salvador, via Empresa Salvador Turismo (Saltur); da Marinha do Brasil, além da Embasa e da Intermarítima.