‘É a recuperação da dignidade do povo baiano’, diz Lula sobre inauguração da fábrica da BYD em Camaçari

‘É a recuperação da dignidade do povo baiano’, diz Lula sobre inauguração da fábrica da BYD em Camaçari

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Gabriel Moura

Elias Dantas / Alô Alô Bahia

Publicado em 09/10/2025 às 14:44 / Leia em 3 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, nesta quarta-feira (9), a importância da Bahia no novo ciclo de industrialização do Brasil durante a inauguração da fábrica da BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Construída no antigo complexo da Ford, a planta recebeu investimento superior a R$ 5 bilhões e vai produzir veículos elétricos e híbridos.

O evento contou com a presença do fundador da montadora chinesa, Wang Chuanfu, e da vice-presidente global, Stella Li, além do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Em discurso descontraído, Lula exaltou a confiança da empresa na Bahia e no Brasil, e disse que a instalação da BYD representa “a recuperação da dignidade do povo de Camaçari e da Bahia”. “O povo brasileiro e o povo baiano agradecem a disposição dessa empresa em acreditar no Brasil. Essa fábrica representa o direito de o trabalhador andar de cabeça erguida, de comprar sua comida, o material escolar do filho e até um carro novo, feito por ele mesmo”, afirmou.

O presidente destacou o simbolismo da substituição da Ford pela montadora chinesa, dizendo que “Deus escreve certo por linhas tortas”. “O fato da Ford ter nos deixado foi o que permitiu a vinda da BYD. É uma substituição que nós ganhamos, porque traz a tecnologia mais importante da indústria automobilística mundial”, declarou Lula, em referência à produção de veículos elétricos e à aposta do governo em uma economia de baixo carbono.

Segundo o presidente, a BYD vai iniciar a operação com capacidade de 300 mil carros por ano, podendo dobrar o volume em breve. “Eles anunciaram que logo estaremos produzindo 600 mil carros por ano aqui na Bahia. Não querem vender só no Brasil, querem vender na América do Sul, na América Latina e também na África. O mundo vai saber o que a Bahia tem”, exaltou.

O petista reforçou que a fábrica é um símbolo de um projeto nacional de desenvolvimento. “O que está acontecendo aqui é a demonstração de que estamos criando uma pátria soberana. Um país com a maior reserva florestal do mundo, 12% da água doce do planeta e um povo trabalhador. O que o povo brasileiro precisa é de oportunidade”, disse. Ele acrescentou que o governo federal vai ampliar investimentos em universidades e institutos federais na Bahia para qualificar mão de obra e sustentar o crescimento industrial.

O presidente também comparou a instalação da montadora ao processo de independência da Bahia, dizendo que o estado “tem tradição de levantar a cabeça e lutar pela soberania”. Lula completou a fala apontando que a chegada da BYD marca uma nova etapa de desenvolvimento para o estado. “Essa fábrica é mais do que um investimento estrangeiro, é um símbolo de soberania e de dignidade. O povo baiano, que ajudou a libertar o Brasil em 1823, agora vai ajudar a libertar o país da dependência tecnológica”.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia