Após meses de encantamento e movimentação turística, a temporada de baleias chegou oficialmente ao fim nas águas da Bahia. O encerramento foi marcado nesta quarta-feira (8) com uma publicação bem-humorada da Prefeitura de Salvador, que celebrou a presença das “visitantes mais amostradas do Atlântico”.
“Neste mês de outubro, termina a temporada baleias em mares soteropolitanos, mas estamos sempre abertos para receber as visitantes mais amostradas do Atlântico. Até 2026, baleinhas”, dizia a legenda do vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura.
A temporada teve início em julho e contou com ações integradas da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado, que investiram em atividades para impulsionar o turismo de observação de cetáceos, especialmente no litoral da capital.
Um dos destaques foi a instalação de um posto de observação no Farol da Barra, que atraiu moradores e turistas em busca de um vislumbre das gigantes marinhas.
Conforme informações do Instituto Baleia Jubarte, órgão parceiro da prefeitura de Salvador, foram registrados mais de 1.400 avistamentos de baleias durante todo o período, sendo 60 delas em apenas um único dia. Além disso, também houve o registro de 49 filhotes e um aumento de 20% no turismo de observação.
No total, estima-se que mais de 35 mil baleias passaram pela costa brasileira ao longo deste ano, consolidando o país como um dos principais destinos de observação de baleias no mundo.
Agora, os olhos se voltam para a próxima temporada, que retorna em 2026 — quando, mais uma vez, as águas baianas devem se transformar em passarela natural para esse espetáculo da natureza.
Ver essa foto no Instagram