O filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi apontado pelo The Hollywood Reporter como um dos fortes candidatos ao Oscar 2026. O site especializado em cinema divulgou suas previsões nesta terça-feira (7) e destacou que o longa brasileiro pode concorrer em até cinco categorias. A produção chega aos cinemas brasileiros em 6 de novembro, com distribuição da Vitrine Filmes.
De acordo com o THR, o filme está entre os favoritos a uma indicação na cobiçada categoria de Melhor Filme, ao lado de produções como “Uma Batalha Após a Outra”, “Hamnet”, “Pecadores”, “Sentimental Value”, “It Was Just An Accident”, “Bugonia”, “Casa de Dinamite”, “Jay Kelly” e “Train Dreams”. Kleber Mendonça Filho também aparece na lista de possíveis indicados a Melhor Direção.
As demais categorias em que o longa pode ser lembrado incluem Melhor Ator, com Wagner Moura; Melhor Roteiro Original, também assinado por Kleber; e Melhor Filme Internacional, prêmio que no último ano ficou com “Ainda Estou Aqui”. O site ainda observa que a atriz Tânia Maria não figura entre as favoritas, mas pode surpreender com uma indicação de Atriz Coadjuvante.
Outros veículos especializados reforçam a expectativa em torno da produção. A Variety já havia apontado Wagner Moura como um dos favoritos ao Oscar de Melhor Ator, enquanto o IndieWire prevê três possíveis indicações para o filme: Melhor Ator, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original.
Ambientado em Recife, em 1977, “O Agente Secreto” acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à cidade natal após anos fora em busca de tranquilidade, mas acaba se deparando com um ambiente repleto de segredos e perigos. A trama mergulha na sociedade e na política brasileira dos anos 1970, abordando temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta de controle totalitário.
O elenco reúne Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes e Hermila Guedes, além do ator alemão Udo Kier, que também atuou em “Bacurau”.
Apresentado no Festival de Cannes 2025, o filme teve um desempenho histórico: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura foi consagrado com o troféu de Melhor Ator. A produção também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.