Embratur lança parceria para levar cinema brasileiro ao exterior

Embratur lança parceria para levar cinema brasileiro ao exterior

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Divulgação

Publicado em 07/10/2025 às 08:54 / Leia em 2 minutos

A Embratur e o Projeto Paradiso firmaram, nesta segunda-feira (6), uma parceria para promover a circulação internacional de filmes brasileiros. Batizada de ScreenBrasil, a iniciativa vai apoiar a distribuição de três longas-metragens de ficção produzidos entre 2024 e 2025, com foco em ampliar a presença do audiovisual nacional no exterior e fortalecer a imagem do Brasil como destino turístico e cultural.

O anúncio ocorreu durante o Festival do Rio, no Rio Market, e será reforçado em 22 de outubro, na abertura do Encontro de Ideias da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, quando será apresentado o regulamento do programa. As inscrições acontecem entre janeiro e março de 2026, e os filmes selecionados serão divulgados em abril do mesmo ano.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o projeto é parte de uma estratégia que reconhece o cinema como um importante instrumento de promoção internacional do país. “Filmes, séries e documentários funcionam como vitrines do que o Brasil tem de melhor e despertam o desejo de conhecer o país pessoalmente”, afirmou.

Freixo destacou ainda que o ScreenBrasil segue o exemplo de países como Espanha, Portugal e Coreia do Sul, que transformaram o audiovisual em ferramenta de “soft power”. “Estudos mostram que cerca de 80 milhões de turistas escolhem destinos influenciados por produções audiovisuais”, ressaltou.

A seleção dos filmes será feita por uma comissão técnica especializada. A diretora de programas do Projeto Paradiso, Rachel do Valle, explica que a parceria amplia a atuação da instituição, que desde 2019 já apoiou mais de 150 produções e projetos em grandes festivais internacionais. “Queremos fortalecer a indústria e criar novas pontes entre o público estrangeiro e o cinema brasileiro”, disse.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia