Após a derrota por 1 a 0 para o Bahia, em Salvador, o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, criticou a arbitragem do Brasileirão e disse que lances em outras partidas “deixam suspeitas”, citando o clássico São Paulo x Palmeiras apitado por Ramon Abatti Abel.
O que Boto disse
O dirigente afirmou que a queda do Flamengo foi “por erros próprios”, mas questionou decisões em jogos paralelos: “O que acontece em outros campos deixa suspeitas”. Ele também reclamou que o árbitro que, segundo o clube, prejudicou o Fla contra o Cruzeiro foi “premiado” ao apitar o clássico paulista.
O lance citado no clássico
No Choque-Rei deste domingo, o São Paulo reclamou de pênalti não marcado de Allan sobre Tapia quando vencia por 2 a 0 e da não expulsão de Andreas Pereira. O Palmeiras virou para 3 a 2 e assumiu a liderança do Brasileirão.
Reação da CBF e impacto na tabela
Após as críticas generalizadas, a CBF afastou Ramon Abatti Abel e a equipe do VAR do clássico, medida que também atingiu a arbitragem de Bragantino x Grêmio. Com a derrota em Salvador, o Flamengo perdeu a ponta para o Palmeiras.
José Boto, dirigente do Flamengo, sobre a arbitragem no Campeonato Brasileiro: “Não podemos estar sempre sendo prejudicados e ver nossos rivais sendo beneficiados”.#futebol #flamengo #brasileirao #ge pic.twitter.com/Eipdus6Alz
— ge (@geglobo) October 6, 2025
Dirigente do Flamengo, José Boto dispara contra a arbitragem do futebol brasileiro: “O que se passa nos outros jogos é vergonhoso. Tentamos falar com a CBF, mas segue igual. O que se passa nos outros jogos deixa suspeitas do que acontece por trás”.#futebol #flamengo… pic.twitter.com/Wg6AWsyrLI
— ge (@geglobo) October 6, 2025