Bahia terá quatro praias e uma marina reconhecidas pelo selo Bandeira Azul na temporada 25/26; veja lista

Bahia terá quatro praias e uma marina reconhecidas pelo selo Bandeira Azul na temporada 25/26; veja lista

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia com informações do Ministério do Turismo

Fabio Marconi

Publicado em 05/10/2025 às 14:48 / Leia em 2 minutos

O Brasil contará, na temporada 2025/2026, com 60 praias e marinas certificadas com a Bandeira Azul, um dos mais importantes selos internacionais de qualidade ambiental. O reconhecimento foi concedido após reunião do júri internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), em Copenhague, na Dinamarca.

Com a atualização, o país segue como líder sul-americano na promoção do turismo sustentável, somando 50 praias e 10 marinas aprovadas. A Bahia se consolida como destaque regional, com quatro praias e uma marina contempladas.

Na lista, aparecem:

Praia do Paraíso (Guarajuba, Camaçari)
Praia da Espera (Itacimirim, Camaçari)
Praia da Viração (Ilha dos Frades, Salvador)
Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe (Ilha dos Frades, Salvador)
Yacht Clube da Bahia (Salvador)

“Os destinos de praia são sempre muito procurados por turistas brasileiros e internacionais. Ampliar o número de locais premiados com o selo Bandeira Azul reforça a retomada do comprometimento do Brasil com a agenda ambiental e o protagonismo do nosso país no cenário internacional”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Para receber o selo, os destinos precisam comprovar anualmente o cumprimento de 38 critérios rigorosos, que incluem qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação patrimonial e educação ambiental.

A coordenadora nacional do programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, destacou o papel das comunidades locais. “O Brasil tem mostrado ao mundo que o turismo sustentável não é uma utopia, mas uma realidade possível e necessária. Cada Bandeira Azul hasteada representa o empenho de profissionais, governos, empresas e comunidades comprometidos com o meio ambiente”, disse.

O Programa Bandeira Azul também se conecta aos debates internacionais sobre gestão costeira, tema que estará em evidência durante a COP30, prevista para novembro de 2025 em Belém (PA).

Temporada 25/26 – Bandeira Azul

Na temporada 2025/2026, Santa Catarina lidera o ranking nacional com 31 praias e marinas premiadas. O Rio de Janeiro aparece em seguida, com 19 praias e uma marina, enquanto São Paulo soma quatro praias e duas marinas. No Nordeste, além das cinco conquistas da Bahia, Alagoas aparece com a Praia do Patacho, em Porto de Pedras.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia