A Bahia segue firme entre os destinos turísticos mais procurados do país. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado nordestino foi o terceiro mais visitado do Brasil entre 2023 e 2024, registrando mais de 1,991 milhão de viagens nacionais no período — um crescimento de 7,6% em relação ao ano anterior.
O levantamento faz parte do módulo Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). A Bahia ficou atrás apenas de São Paulo (4,353 milhões de viagens) e Minas Gerais (2,029 milhões), mantendo a posição de destaque pelo terceiro ano consecutivo.
Além disso, o estado liderou o ranking nacional no aumento absoluto do número de domicílios com pelo menos uma pessoa viajando e apresentou a segunda maior alta absoluta da receita total com turismo.
Receita com turismo na Bahia sobe 15,4%
A pesquisa também aponta um forte crescimento nos gastos com turismo no estado. Em viagens com pernoite, os visitantes desembolsaram um total de R$ 2,832 bilhões, valor que coloca a Bahia na segunda posição nacional em receita, atrás apenas de São Paulo.
O gasto médio por viagem com pernoite na Bahia foi de R$ 2.711, um aumento de 5,2% em relação a 2023.
Os dados do IBGE contrastam com o cenário nacional, que registrou uma queda no número total de viagens domésticas. Enquanto isso, a Bahia segue se consolidando como um dos principais motores do turismo no Brasil, impulsionada por sua diversidade cultural, belezas naturais e infraestrutura em expansão.