AGU aciona Google e Meta contra desinformação sobre Concurso Nacional Unificado

AGU aciona Google e Meta contra desinformação sobre Concurso Nacional Unificado

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Shutterstock

Publicado em 03/10/2025 às 19:11 / Leia em 1 minutos

A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou nesta sexta-feira (3) que plataformas digitais adotem medidas para coibir a desinformação e golpes envolvendo o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), cujas provas serão aplicadas no próximo domingo (5).

Os ofícios foram encaminhados ao Google e à Meta, empresa responsável por Instagram, Facebook e WhatsApp. Entre as medidas recomendadas estão a remoção de propagandas enganosas, aplicativos ilegais que mencionem o concurso e publicações com uso indevido da logomarca e links oficiais do governo federal.

Segundo a AGU, a iniciativa busca prevenir fraudes e garantir a segurança durante a realização do exame.

“Tais práticas exploram a vulnerabilidade dos milhares de inscritos e de seus familiares, comprometem a segurança informacional e fragilizam a confiança social em políticas públicas legítimas, tal como o ingresso no serviço público por meio de um concurso público de âmbito nacional”, destacou o órgão.

O CNU reúne 760 mil candidatos, que farão provas em 1.294 locais espalhados pelo país. Esta edição oferece 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia