Projeto de lei prevê criação do Dia Municipal da Não Violência em Salvador

Projeto de lei prevê criação do Dia Municipal da Não Violência em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 03/10/2025 às 09:34 / Leia em 2 minutos

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) protocolou, na Câmara de Salvador, um projeto de lei que prevê a criação do Dia Municipal da Não Violência, a ser celebrado em 2 de outubro, data que marca o nascimento do líder pela paz Mahatma Gandhi. “Em tempos tão violentos, precisamos homenagear Gandhi, símbolo mundial da luta pacífica pela justiça social, pela igualdade e pela liberdade”, justificou.

A proposição, segundo a parlamentar, visa fortalecer a cultura da paz e inspirar práticas cotidianas de convivência não violenta, em um contexto social marcado por crescentes índices de intolerância, discriminação e conflitos interpessoais. “A não violência, como princípio ético e político, propõe não a passividade, mas sim a transformação ativa das relações humanas e institucionais por meio do diálogo, da empatia e do respeito”, argumentou.

A homenagem a Mahatma Gandhi com o Dia Municipal da Não Violência foi uma sugestão do filósofo, escritor e ativista social Gel Varella, da Fundação Ocidemnte, criador da Banda Mahatma e de projetos como Quarta da Paz e Integrarte.

Instituir a data, na opinião da autora do projeto, “é um novo marco para Salvador, integrando forças e resgatando o pensamento da não violência como prática política, pedagógica e cidadã. Que este gesto simbólico se transforme em prática cotidiana, lembrando-nos de que a verdadeira revolução começa em cada um de nós — no respeito, no diálogo e na consciência de que somos parte de uma mesma humanidade”.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia