Estudantes da rede estadual da Bahia conquistaram destaque internacional na Feria Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación (FICTIMC), realizada em Valledupar, na Colômbia. Os jovens garantiram o primeiro lugar em diferentes categorias e trouxeram para o estado credenciais para participar de novas feiras científicas em países como Dubai, Espanha, Argentina e Equador.
“Ser premiado na Colômbia foi maravilhoso, porque coroou o nosso trabalho. Foi um marco na nossa trajetória, que mostrou até onde podemos chegar. Isso também inspira outros jovens, que podem olhar para nós e pensar: eu também posso fazer a diferença”, disse Tiago de Santos Ferreira, de 18 anos, estudante do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEP Sisal), em Serrinha.
Tiago e sua equipe apresentaram o projeto Bio Cimento, que propõe a produção de calçadas ecológicas e sustentáveis para doação às comunidades mais necessitadas. A iniciativa conquistou o primeiro lugar na categoria Engenharia e rendeu à equipe a vaga para uma feira científica em Dubai.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Para Ladijane Barbosa, diretora do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares e integrante da comitiva, o reconhecimento internacional reforça o papel da escola pública na formação de talentos. “Esse momento representa não apenas uma conquista dos estudantes, mas também de todos os educadores que acreditam no potencial da juventude baiana. É a prova de que, quando oferecemos oportunidades e condições, eles voam alto”, destaca.
Além do Bio Cimento, outros projetos da rede estadual receberam premiações nas áreas de Saúde, Meio Ambiente e Gestão. Mais do que troféus, as conquistas reafirmam o protagonismo estudantil e consolidam a educação pública baiana como um polo de ciência, criatividade e inovação.