O longa de 1939 “O Mágico de Oz”, estrelado por Judy Garland, estará nas telonas em outubro para exibições especiais nos dias 18 e 19 de outubro, em cinemas selecionados.
A reexibição acontece pouco antes do lançamento de “Wicked: Parte 2”, marcado para 20 de novembro, que revisita o universo da obra a partir de uma nova perspectiva. Os ingressos para sessões em Salvador já estão disponíveis no site Ingresso.com.
Baseado no livro de L. Frank Baum, publicado em 1900, o filme acompanha Dorothy e seu cachorro Totó, levados por um ciclone do Kansas à terra encantada de Oz.
Na jornada até a Cidade Esmeralda para encontrar o Mágico, a protagonista conhece o Espantalho, em busca de um cérebro, o Homem de Lata, que deseja um coração, e o Leão Covarde, em busca de coragem. Para ajudá-los, o Mágico exige que tragam a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste, desencadeando a aventura que se tornou um dos marcos da história do cinema.
Embora a primeira adaptação tenha surgido em 1910, em um curta de 15 minutos, a versão da MGM dirigida por Victor Fleming é a que consagrou a obra. O elenco contou com Ray Bolger, Jack Haley, Bert Lahr, Margaret Hamilton e Frank Morgan, ao lado de Judy Garland em sua atuação mais icônica.
Já “Wicked” funciona como prelúdio e mostra a juventude de Elphaba (Cynthia Erivo), que carrega a pele verde e ainda não descobriu seu verdadeiro poder, e Glinda (Ariana Grande), popular e ambiciosa.
A amizade das duas, construída na Universidade de Shiz, é transformada após o encontro com o Mágico, definindo seus caminhos como a Bruxa Má do Oeste e a Bruxa Boa do Sul.