O Vale do Capão, na Chapada Diamantina, será novamente palco de um dos mais importantes encontros de blues do Brasil. Entre os dias 20 e 22 de novembro, durante o feriado da Consciência Negra, acontece a segunda edição do Capão in Blues, que este ano cresce 50% em relação à estreia e passa a ter três dias de programação gratuita.
Após reunir milhares de pessoas em 2024, o festival retorna com ainda mais atrações nacionais e internacionais, que se apresentarão em três shows por noite. O line-up completo será anunciado em breve.
O evento, idealizado pelos baianos Ildázio Tavares Jr. e José Alves Costa, reforça o Vale do Capão como destino cultural e turístico, movimentando pousadas, restaurantes e serviços locais.

Capão In Blues | Foto: Divulgação
Para além da música, o Capão in Blues se apresenta como uma experiência transformadora que integra cultura, natureza e comunidade. “Nossa missão é fazer uma entrega que respeite e preserve as características únicas do Vale, ao mesmo tempo em que projeta o Capão para o mundo”, destaca Ildázio Tavares Jr.
A curadoria artística é novamente assinada pelo guitarrista e pesquisador baiano Eric Assmar, referência no blues brasileiro, que busca aproximar artistas de diferentes países e estilos ao cenário singular da Chapada. A arquitetura do espaço, criada por Heráclito Arandas (GMF Arquitetos), também reforça a proposta de integração com a paisagem, unindo inovação e sustentabilidade.
Com ações como o projeto Recicla Capão, que promove limpeza e reciclagem durante e após os shows, o festival também deixa um legado ambiental e social. A expectativa é de que a edição 2025 fortaleça ainda mais a economia criativa do Vale, gerando renda, oportunidades de trabalho e atraindo visitantes de várias partes do Brasil e do mundo.