CBF anuncia novo calendário com mudanças no Brasileirão, Copa do Brasil e estaduais; confira

CBF anuncia novo calendário com mudanças no Brasileirão, Copa do Brasil e estaduais; confira

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Rafael Ribeiro/CBF

Publicado em 01/10/2025 às 11:42 / Leia em 3 minutos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o novo calendário do futebol brasileiro para 2026, que terá vigência até 2029, trazendo mudanças significativas em várias competições.

Entre as principais novidades estão o início antecipado do Campeonato Brasileiro da Série A para o fim de janeiro, a redução das datas dos campeonatos estaduais e um novo formato para a Copa do Brasil, que passará a ter final em jogo único.

Brasileirão e estaduais

O calendário oficial prevê o Brasileirão começando em 28 de janeiro e os Estaduais reduzidos para de 16 para 11 datas entre, sendo disputados entre 11 de janeiro e 8 de março. Nesse período, os fins de semana ficam dedicados aos Estaduais, enquanto o Brasileirão realiza até quatro rodadas em meios de semana. Na semana das finais dos estaduais não há rodada da Série A.

Copa do Brasil

A Copa do Brasil também passará por reformulação, aumentando o número de clubes participantes de 92 para 126, com os grandes entrando em fases posteriores e a final sendo disputada em partida única, ao contrário do formato atual com jogos de ida e volta.

Pausa para a Copa

O Campeonato Brasileiro terá uma pausa de cinco semanas durante a Copa do Mundo de 2026, de junho a julho.

Melhorias para os clubes

Estas alterações buscadas pela CBF, segundo o presidente Samir Xaud, visam promover equilíbrio no futebol nacional, valorizando os clubes menores e diminuindo o desgaste dos principais times, além de criar um calendário mais uniforme e comercialmente atraente para as competições ao longo do ano.

Resumo das principais mudanças

  • Brasileirão Série A começará em 28 de janeiro, antecipando o início da competição.
  • Campeonatos estaduais terão duração reduzida de 16 para 11 datas, disputados de 11 de janeiro a 8 de março.
  • Estaduais e Brasileirão terão jogos simultâneos em algumas semanas, com rodadas do Brasileirão aos finais de semana e jogos estaduais durante a semana.
  • Copa do Brasil aumentará de 92 para 126 clubes participantes.
  • Final da Copa do Brasil será em partida única, sem jogos de ida e volta.
  • Haverá cinco semanas de pausa no Brasileirão durante a Copa do Mundo de 2026, em junho e julho.
  • Novo calendário amplia a participação nacional com criação da Copa Sul-Sudeste e ampliação da Série D.
  • Objetivo principal: reduzir a carga de jogos para clubes da Série A e valorizar clubes menores.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia