Foi lançada, na última segunda-feira (29), em Barreiras, a 12ª edição da Operação Safra, iniciativa que une a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
A ação, com duração de seis meses, de outubro de 2025 a março de 2026, reforçará a segurança em áreas rurais e urbanas de municípios do Cerrado baiano que concentram a produção de grãos e fibras.
A operação abrange 91.601,45 km², com cerca de 500 mil habitantes, contemplando cidades como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Formosa do Rio Preto, Cocos, Correntina, Baianópolis, Jaborandi, Riachão das Neves e Santa Maria da Vitória.
Nesta edição, a novidade é a adoção de tecnologias como o uso de starlinks, que permitem comunicação direta das viaturas, e câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da região.

Foto: Ascom Aiba
Segundo o presidente da Aiba, Moisés Schmidt, a parceria entre produtores e poder público tem garantido resultados positivos. Dados da Polícia Militar indicam que, nas 11 edições anteriores, foram realizadas mais de 94 mil abordagens e 51 mil visitas a propriedades rurais.
Apenas na edição passada, foram mais de 15 mil abordagens, com cinco prisões em flagrante, nove armas apreendidas e milhares de fiscalizações em veículos e fazendas.
O comandante do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), coronel PM Soares Mariano, destacou que mais de mil policiais serão empregados ao longo da operação, com 32 agentes por semana distribuídos em oito guarnições.
Além do CPRO, participam também unidades especializadas como o Comando de Policiamento em Missões Especiais, o Comando de Operações de Policiais Militares e o Comando Especializado de Policiamento Rodoviário.
Durante a solenidade, foi assinado um termo de Cooperação Técnica entre Adab, Aiba e Polícia Militar, prevendo a cessão de caminhonetes para apoio ao deslocamento das equipes. A Adab ficará responsável pelo controle fitossanitário e fiscalização do trânsito de produtos agrícolas.
Também participaram do evento autoridades locais, representantes de associações ligadas ao agronegócio e lideranças políticas regionais, que conheceram de perto os equipamentos que serão utilizados nesta nova edição da Operação Safra.

Foto: Ascom Aiba