O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, permanece fechado desde o início da manhã desta terça-feira (30) após um vazamento de óleo atingir a pista principal durante manutenção preventiva.
Segundo a Infraero, a retomada das operações só ocorrerá após a completa remoção do produto e vistoria técnica.
Até as 11h50, o balanço apontava 53 voos cancelados e outros 11 redirecionados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador. Técnicos trabalham na limpeza e medição do coeficiente de atrito do pavimento antes da liberação.
“A retomada dos voos está condicionada à completa remoção do produto, já que a pista precisa atender aos mais altos padrões de segurança”, informou a Infraero em nota.
Reflexos em Congonhas e Brasília
O problema impactou diretamente a ponte aérea Rio-São Paulo. No Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, 18 voos foram cancelados (13 chegadas e 5 partidas), todos ligados ao Santos Dumont. Algumas partidas com destino ao Rio foram redirecionadas ao Galeão.
No Aeroporto de Brasília, a Inframerica informou quatro cancelamentos na chegada e quatro na partida até o fim da manhã. A concessionária recomenda que os passageiros confirmem a situação dos voos antes de se deslocarem ao terminal.