Um grupo de turistas britânicos passou por momentos de pânico no delta do Okavango, em Botsuana, após ser surpreendido por um elefante em ataque de fúria. O animal avançou contra as canoas em que estavam os visitantes, virando as embarcações e lançando-os em águas conhecidas pela presença de crocodilos.
Um vídeo do episódio mostra o paquiderme atacando novamente, dessa vez contra uma das mulheres do grupo. Com a tromba, o animal a arremessou para debaixo d’água e quase a atingiu com as presas. O ex-guarda florestal sul-africano Kakwele Sinyina, que assistiu às imagens, afirmou que a vítima teve sorte de não ter sofrido ferimentos graves.
Os guias que acompanhavam o passeio correram para as margens do rio em busca de proteção. Apesar da gravidade da situação, não houve registro de feridos.
Segundo especialistas, a aproximação excessiva ao elefante teria provocado a reação violenta, uma tentativa do animal de proteger seu grupo. O delta do Okavango, maior do mundo em área interior, é habitat de crocodilos e hipopótamos, além de outras espécies selvagens. A região se forma no encontro do rio Cubango com o deserto do Kalahari, onde toda a água é absorvida ou evaporada, sem chegar ao mar.