Extremo Sul baiano desponta como polo de produção de queijo

Extremo Sul baiano desponta como polo de produção de queijo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Conteúdo apresentado pelo Sebrae

Divulgação

Publicado em 30/09/2025 às 11:00 / Leia em 4 minutos

Conteúdo apresentado pelo Sebrae

O Extremo Sul da Bahia é uma importante bacia leiteira do Estado e há alguns anos se desenvolve como um grande polo de produção de queijo no país. A região compreendida pelas cidades de Medeiros Neto, Itanhém, Vereda, Lajedão e Porto Seguro abriga projetos de capacitação e formalização de mão de obra, recordes de medalhas em premiações nacionais e possibilita a mudança de vida de famílias inteiras que passaram a se dedicar ao trabalho agroeconômico.

Com Sergio Porto Lopes foi assim. Então taxista em Vereda, município localizado a cerca de 90km de Teixeira de Freitas, ele passou 13 anos revendendo queijo dos produtores locais para os passageiros, amigos e familiares, até que viu a possibilidade de produzir o próprio queijo. Em 2021, criou a marca Recanto do Queijo e, no ano seguinte, passou a integrar o Projeto Queijarias Artesanais do Extremo Sul, realizado pelo Sebrae.

Através de capacitações técnicas, palestras e missões nacionais e internacionais que possibilitam o contato com referências do setor, a iniciativa resulta em melhorias na qualidade dos produtos, desenvolvimento das empresas e o reconhecimento da região do Sul do estado como local de tradição e inovação da agroindústria. “Nós começamos na cozinha de casa. Com a capacitação do projeto e os investimentos que conseguimos através dele, hoje já temos uma estrutura melhor que garante a qualidade sanitária necessária e um aumento na produção do nosso queijo”, conta Sergio.

Extremo Sul baiano desponta como polo de produção de queijo

Queijo premiado

A Recanto do Queijo é uma das queijarias abarcadas pelo projeto que é premiada nacionalmente. São 12 prêmios em quatro anos de mercado. Em 2024, recebeu bronze no Prêmio Queijo Brasil, em que o Extremo Sul baiano foi recordista de medalhas, com 24 das 53 recebidas pelo estado.

Da queijaria de seu Sergio Porto Lopes, o “nozinho temperado” é o sucesso, com uma prata e dois ouros em premiações. “Com os cursos de inovação e capacitação do Sebrae, nós conseguimos aperfeiçoar nossa técnica na produção de queijos finos”, revela o dono da Recanto do Queijo, que hoje conta com 10 tipos do produto no catálogo.

Por estar em uma região que sofre com períodos de estiagem, o produtor estima uma produção de duas toneladas mensais de queijo, almejando as 5 toneladas quando conseguir atingir uma produção de grande escala. Hoje, todo o queijo produzido é direcionado ao mercado interno da Bahia.

Extremo Sul baiano desponta como polo de produção de queijo

Negócio de família

Sergio Porto conseguiu levantar um negócio estruturado com o apoio e a participação da família, que hoje é toda dedicada à empresa. Sua mulher, Elisângela, era professora e, enquanto trabalhava, Sergio cuidava dos filhos mais velhos, Emily e Thales. “A queijaria foi uma oportunidade que a gente teve de unir a família toda. Meus filhos, hoje com 22 e 19 anos, já produzem os próprios queijos”, conta o produtor, que enxerga neles a vontade de sempre buscar novos desafios. “A base da minha queijaria hoje é a minha família. A gente concentra tudo na família e eu não conseguiria estar hoje nesse patamar, com essa conquista, sem eles. A produção artesanal é muito trabalhosa, mas um segura a mão do outro”, conclui o produtor.

O Sebrae Bahia é parte essencial dessa transformação. Atua como parceiro estratégico dos produtores, conectando-os a novos mercados, fomentando negócios e estimulando a inovação.

Essa evolução do Extremo Sul baiano na produção de queijo só foi possível graças à articulação de parceiros estratégicos como Sebrae, SENAR, Sindicato de Produtores Rurais, Sicoob, prefeituras municipais e o Consórcio Intermunicipal Construir, que juntos têm impulsionado a excelência e o reconhecimento da cadeia produtiva local.

Histórias como a de Sergio Porto Lopes e sua Recanto do Queijo são um convite para conhecer e valorizar o patrimônio cultural, econômico e gastronômico do estado na e-Agro25, evento realizado pelo Sebrae e Sistema Faeb/Senar, que acontece de 27 a 29 de novembro, em Salvador. É uma oportunidade para experimentar, aprender e se conectar com a riqueza que existe no campo do estado da Bahia. Informações e inscrições disponíveis no site eagrodigital.com.br.

Extremo Sul baiano desponta como polo de produção de queijo

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia