Pela primeira vez, Roma será palco de um caruru em homenagem a São Cosme e São Damião. O evento, que acontece de 23 a 27 de setembro de 2026, tem como propósito difundir um dos mais representativos bens culturais imateriais da Bahia, tradição associada aos Ibejis nos cultos de matriz africana. O objetivo é valorizar a herança afro-brasileira e promover um encontro entre a gastronomia, a espiritualidade e a música da Bahia com o público local.
A escolha da capital italiana traz um simbolismo especial: Além de reunir uma comunidade de cerca de 70 mil brasileiros, a cidade abriga a primeira basílica do mundo dedicada aos santos gêmeos, reforçando os laços históricos, religiosos e culturais entre o Brasil e a diáspora africana.
A programação inclui palestra sobre a cultura baiana, roda de samba, visita guiada à Basílica de São Cosme e São Damião, oficina de culinária afro-baiana, missa em homenagem aos santos e, como ponto alto, a tradicional celebração do caruru — reconhecido em 2024 como patrimônio cultural imaterial da Bahia — servido a todos os participantes.
O projeto conta com o apoio do Governo da Bahia, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado, e da Secretaria de Turismo.

Crédito: Fernando Barbosa/IPAC