A sexta-feira foi dourada para a natação paralímpica brasileira. Gabriel Araújo e Mariana Gesteira garantiram medalhas de ouro no Mundial de Singapura e ampliaram o domínio do país nas piscinas. O mineiro, conhecido como Gabrielzinho, venceu com autoridade os 50m costas S2, enquanto a fluminense conquistou o inédito ouro nos 100m costas S9.
Primeiro a cair na água, Gabrielzinho manteve a escrita: liderou de ponta a ponta e venceu com quase quatro segundos de vantagem. O tempo de 53s06 lhe rendeu a terceira medalha dourada na competição, repetindo a trinca que já havia alcançado nos Mundiais da Ilha da Madeira (2022) e de Manchester (2023). Aos 23 anos, ele soma agora nove ouros em mundiais e cinco em Paralimpíadas. “A cada vez que venho e consigo me superar, vejo que ainda não estou no meu máximo”, disse o atleta, natural de Santa Luzia (MG), em entrevista ao SporTV.
Na sequência, Mariana Gesteira fez história. Aos 30 anos, a nadadora fluminense conquistou pela primeira vez o ouro nos 100m costas da classe S9. Com uma largada consistente, manteve a liderança até o fim e fechou a prova em 1min08s79, resistindo à pressão da espanhola Nuria Soto, que ficou com a prata. “Foi uma vitória muito especial, um sonho realizado”, celebrou.
Além dos ouros, o Brasil ainda faturou três pratas. José Ronaldo, de 45 anos, voltou ao pódio após três anos ao garantir a segunda posição nos 50m costas S1, com direito a recorde das Américas (1min13s72). O revezamento 4x100m medley S14, formado por Ana Karolina Soares, Gabriel Bandeira, Arthur Xavier e Beatriz Flausino, também ficou com a prata, igualmente em marca continental (4min05s98). Para fechar o dia, Carol Santiago, Matheus Rheine, Douglas Matera e Lucilene Sousa levaram o Brasil ao segundo lugar no revezamento 4x100m livre 49 pontos.
Com os resultados desta sexta, o Brasil já soma 36 medalhas em Singapura: 12 de ouro, 15 de prata e nove de bronze. O desempenho coloca a equipe na sexta posição do quadro geral e reforça a consistência da natação paralímpica brasileira no cenário mundial.