O Centro Histórico de Salvador vai ganhar um espetáculo inédito de cores, luzes e música neste Natal. A Prefeitura anunciou, nesta quinta-feira (25), uma megaestrutura que promete transformar a Rua Chile até o Terreiro de Jesus em um verdadeiro cartão-postal natalino, com destaque para um túnel iluminado de quase 400 metros de extensão, considerado o maior corredor contínuo do Brasil.
Serão mais de 25 milhões de micro lâmpadas RGB, que criarão um show sincronizado de luz e som, com cortinas e colunas de pisca-piscas que acompanham canções natalinas. Com o tema “Natal de Luz na Cidade que Brilha o Ano Inteiro”, a programação promete encantar baianos e turistas de 5 de dezembro a 6 de janeiro de 2026.
Entre as novidades, estão o Globo de Natal, no Cruzeiro de São Francisco, e duas vilas natalinas, na Praça da Sé e no Santo Antônio Além do Carmo, com coretos, arena infantil, opções de gastronomia e artesanato. Além disso, também serão instalados presépios instagramáveis, Casa do Papai Noel, shows de lasers, peças cenográficas e iluminação especial em igrejas e casarios históricos.

Vila natalina na Praça Municipal (Foto: Reprodução)
Os detalhes da programação foram divulgados pela vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, que ressaltou a importância do planejamento antecipado para a data. “Isso não é à toa, é com intencionalidade e em conversa com o trade turístico para que a gente possa atrair gente do Brasil inteiro”, disse.

Foto: Valter Pontes/ Secom PMS
“Sabendo da nossa programação, desse Natal lindo, as pessoas vão ter tempo para se organizar, de comprar passagens de avião, de ônibus, de reservar hotel. É importante continuarmos nesse processo, de ter atrações turísticas e equipamentos, mas, sobretudo, de momentos como o Natal, o Réveillon, o Carnaval, o São João, fazendo com que a rua da cidade seja para todos”, pontuou.
O prefeito Bruno Reis também destacou a importância da escolha do Centro Histórico como palco da festa. “Ano passado, mais de 1,7 milhão de pessoas vieram para cá, coisa que há muito tempo não ocorria. Também atraiu milhares de visitantes e turistas que, por conta do evento, tiveram a oportunidade de conhecer as transformações que estão ocorrendo em Salvador, e que com certeza saíram daqui se programando para voltar outras vezes”, destacou o prefeito.

Terreiro de Jesus (Foto: Reprodução)
Entre os pontos altos também estão a tradicional Parada Natalina, com quatro carros alegóricos e 800 figurantes, as sacadas musicais em casarões e museus, o Palco Anunciação (na Praça Municipal), o Palco Esperança (na Igreja de São Pedro dos Clérigos), além de bailes infantis, missas campais e apresentações de artistas de rua na chamada Rua Encantada.