O jornalista Evaristo Costa usou as redes sociais nesta quarta-feira (24) para relatar situações de constrangimento que enfrentou devido à falta de conscientização sobre a doença de Crohn, condição inflamatória crônica que afeta o intestino e não tem cura.
Em um dos episódios, ele contou que precisou usar o banheiro durante um voo, mas não conseguiu devido à fila. “Não é ir uma vez, duas vezes ao banheiro. É ir 20, 30, 40 vezes”, explicou. Segundo Evaristo, a situação terminou em grande constrangimento.
Outro momento marcante aconteceu em um restaurante, quando o apresentador foi impedido de usar o banheiro sem consumir. “O segurança veio atrás e disse que eu não poderia usar. Eu perguntei: ‘Posso primeiro usar o banheiro e depois consumir?’. Ele falou: ‘Não, primeiro tem que consumir’”, relatou.
Ver essa foto no Instagram
Evaristo destacou a importância do cordão de girassol, acessório que sinaliza pessoas com deficiências ocultas, como a doença de Crohn, e que pode evitar situações embaraçosas. “Se eu estivesse usando o girassol, muito constrangimento teria sido evitado”, afirmou.
Atualmente, o jornalista contou que a doença está em remissão, mas reforçou que, durante crises, o uso do cordão pode facilitar a comunicação em situações de emergência.
“Ninguém precisa usar esse cordão para ter os seus direitos garantidos, é opcional. Mas ele ajuda a comunicar rápido”, completou.