Câmara de Salvador aprova projeto de lei que prevê multa para quem usar fantasias religiosas de maneira ‘ofensiva’ no Carnaval

Câmara de Salvador aprova projeto de lei que prevê multa para quem usar fantasias religiosas de maneira ‘ofensiva’ no Carnaval

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 25/09/2025 às 09:54 / Leia em 1 minutos

Em uma iniciativa inédita no Brasil, a Câmara Municipal de Salvador aprovou, nesta quarta-feira (24), o Projeto de Lei nº 28/2025, que cria um programa de combate à cristofobia. Entre os destaques da medida, está a aplicação de multa para quem usar fantasias ou símbolos religiosos, como de Jesus Cristo ou freiras, de forma considerada sensual, pejorativa ou desrespeitosa durante o Carnaval.

O principal objetivo da nova legislação é garantir que a cultura e a manifestação da fé cristã sejam respeitadas. A proposta, de autoria do vereador Cezar Leite (PL), também veda a contratação, em eventos da prefeitura, de artistas que utilizem imagens cristãs de maneira pejorativa.

“O primeiro projeto de lei contra a cristofobia no país foi aprovada aqui na Câmara de Vereadores de Salvador. Agora será cobrada multa se botar roupa de Cristo, se colocar roupa de freira para ficar sambando no Carnaval. Além disso, artistas que fizerem isso não serão contratados em eventos promovidos pela prefeitura. Nós defendemos a fé cristã”, afirma o autor do projeto.

 O texto segue agora para sanção do prefeito Bruno Reis.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia