O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o Decreto nº 12.630, que qualifica o Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência. O ato foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (22/9) e representa mais um passo decisivo para viabilizar o projeto, considerado o maior de infraestrutura em andamento na Bahia.
A inclusão no PPI garante prioridade nos trâmites federais, como licenciamento ambiental e obtenção de financiamento, além de abrir caminho para aportes diretos do Governo Federal, já que a obra também integra o Novo PAC.
Com mais de 12 quilômetros de extensão, a ponte será estaiada e ligará a capital baiana à Ilha de Itaparica, reduzindo em mais de 100 km a distância até regiões turísticas estratégicas como o Sul e o Baixo Sul da Bahia.
“A qualificação no PPI significa que o projeto passa a ser considerado prioritário para investimentos no âmbito da União. […] Abre a possibilidade de receber recursos do governo federal, já que a obra também está incluída no Novo PAC”, afirmou Marcus Cavalcanti, secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos.
A construção da ponte também foi tema de reuniões entre Lula e o presidente da China, Xi Jinping, com foco na agilização do novo acordo contratual entre o Consórcio Chinês, responsável pela execução, e o Governo da Bahia. O contrato foi formalizado em junho de 2025.
Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a obra é estratégica para o futuro da Bahia.
“O projeto da ponte tem potencial para transformar a mobilidade e a economia regional. […] O turismo no Baixo Sul da Bahia será fortemente impulsionado, já que a ponte reduzirá distâncias e proporcionará mais conforto aos turistas”, destacou.
Além da ponte, o projeto inclui túneis, viadutos e obras viárias em Salvador, Vera Cruz e trechos da BA-001. A previsão é que as obras comecem em junho de 2026, com conclusão estimada para 2031.