Governo do Brasil inclui Ponte Salvador–Ilha de Itaparica em lista de projetos prioritários para investimentos

Governo do Brasil inclui Ponte Salvador–Ilha de Itaparica em lista de projetos prioritários para investimentos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 22/09/2025 às 11:45 / Leia em 2 minutos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o Decreto nº 12.630, que qualifica o Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência. O ato foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (22/9) e representa mais um passo decisivo para viabilizar o projeto, considerado o maior de infraestrutura em andamento na Bahia.

A inclusão no PPI garante prioridade nos trâmites federais, como licenciamento ambiental e obtenção de financiamento, além de abrir caminho para aportes diretos do Governo Federal, já que a obra também integra o Novo PAC.

Com mais de 12 quilômetros de extensão, a ponte será estaiada e ligará a capital baiana à Ilha de Itaparica, reduzindo em mais de 100 km a distância até regiões turísticas estratégicas como o Sul e o Baixo Sul da Bahia.

“A qualificação no PPI significa que o projeto passa a ser considerado prioritário para investimentos no âmbito da União. […] Abre a possibilidade de receber recursos do governo federal, já que a obra também está incluída no Novo PAC”, afirmou Marcus Cavalcanti, secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos.

A construção da ponte também foi tema de reuniões entre Lula e o presidente da China, Xi Jinping, com foco na agilização do novo acordo contratual entre o Consórcio Chinês, responsável pela execução, e o Governo da Bahia. O contrato foi formalizado em junho de 2025.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a obra é estratégica para o futuro da Bahia.

“O projeto da ponte tem potencial para transformar a mobilidade e a economia regional. […] O turismo no Baixo Sul da Bahia será fortemente impulsionado, já que a ponte reduzirá distâncias e proporcionará mais conforto aos turistas”, destacou.

Além da ponte, o projeto inclui túneis, viadutos e obras viárias em Salvador, Vera Cruz e trechos da BA-001. A previsão é que as obras comecem em junho de 2026, com conclusão estimada para 2031.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia