Lula no EUA: presidente discursa na ONU e defende democracia, paz no Oriente Médio e ação climática

Lula no EUA: presidente discursa na ONU e defende democracia, paz no Oriente Médio e ação climática

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 22/09/2025 às 08:48 / Leia em 3 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou neste domingo (21) para os Estados Unidos, onde participará da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York. As agendas oficiais acontecem entre os dias 22 e 24 de setembro e contarão com a presença do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, além de outros ministros e especialistas do governo brasileiro.

Como ocorre tradicionalmente desde 1955, o Brasil será o primeiro Estado-membro a discursar na abertura do Debate Geral. Lula fará sua intervenção na manhã do dia 23, logo após os pronunciamentos do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da presidente da 80ª Assembleia Geral, Annalena Baerbock, da Alemanha. A abertura é considerada um momento estratégico para apresentar à comunidade internacional as prioridades da política externa do país.

O tema da 80ª sessão é “Melhor Juntos: 80 Anos e mais para paz, desenvolvimento e direitos humanos”, em alusão às oito décadas de existência da ONU. Lula também terá encontros bilaterais com António Guterres e outros chefes de Estado e de governo.

Nesta segunda (22), o presidente participa da segunda sessão da Conferência Internacional de Alto Nível para a Resolução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, convocada por França e Arábia Saudita.

“O Brasil espera que a conferência sirva de oportunidade para que mais Estados reconheçam o Estado Palestino, juntando-se aos mais de 147 países que já o fizeram. Na perspectiva brasileira, a paz sustentável só pode ser alcançada na região se ambas as partes puderem negociar em igualdade de condições, o que inclui a capacidade estatal da Palestina”, afirmou o diretor do Departamento de Organismos Internacionais do Itamaraty, Marcelo Marotta Viegas.

Na terça (23), Lula participará, junto com António Guterres, do evento de alto nível sobre ação climática, que busca impulsionar a mobilização internacional e estimular novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) rumo à COP30. Entre os anúncios mais aguardados está a apresentação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), proposta brasileira que cria um modelo inovador de financiamento para a conservação das florestas tropicais. O fundo será oficialmente lançado durante a COP30, marcada para novembro, em Belém (PA).

Na quarta (24), Lula copresidirá a segunda edição do evento “Em Defesa da Democracia”, ao lado do presidente do Chile, Gabriel Boric, e do presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez. O encontro reúne líderes globais para debater o fortalecimento do multilateralismo, o Estado de Direito e estratégias contra o extremismo, a desinformação, o discurso de ódio e o enfraquecimento das instituições democráticas.

Durante a semana, a delegação brasileira participará de reuniões sobre reforma do Conselho de Segurança da ONU, paz e segurança internacional, combate ao extremismo, mudança do clima, desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e saúde. O chanceler Mauro Vieira também terá encontros bilaterais com outros ministros das Relações Exteriores e participará de reuniões de grupos como BRICS, G77/China e L.69.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia