A 69ª edição da Bola de Ouro acontece nesta segunda-feira (22), às 16h (horário de Brasília), no tradicional Théâtre du Châtelet, em Paris. A cerimônia será transmitida ao vivo na TNT e HBO Max.
O evento da revista France Football vai reconhecer os melhores do futebol mundial na temporada 2024/25 e traz uma mudança histórica: a partir deste ano, todos os prêmios passam a ser distribuídos de forma igual entre as categorias masculina e feminina.
Com isso, os troféus de melhor jogador, melhor time, melhor treinador, melhor jovem (Kopa), melhor goleiro (Yashin) e maior artilheiro (Gerd Müller) terão versões para homens e mulheres.
Representando o Brasil, Vini Jr. e Raphinha concorrem ao prêmio de melhor jogador, enquanto Marta e Amanda Gutierres disputam na categoria feminina.
A escolha dos vencedores é feita por um júri formado por jornalistas de 100 países que ocupam as primeiras posições do ranking da Fifa. Cada integrante vota em três nomes, em ordem de preferência, e os mais bem pontuados em cada categoria levam o troféu.
Em 2024, o principal prêmio da noite ficou com o espanhol Rodri, do Manchester City, que superou Vini Jr. Na ocasião, o atacante brasileiro e os companheiros de Real Madrid boicotaram a cerimônia, mas dois meses depois ele conquistou o Fifa The Best, outro prêmio de destaque individual no futebol.