Canteiro de obras vira sala de aula em curso de construção civil para mulheres em Salvador

Canteiro de obras vira sala de aula em curso de construção civil para mulheres em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Thais Tosta/Ascom Conder

Publicado em 21/09/2025 às 21:15 / Leia em 3 minutos

O canteiro de obras do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na Avenida San Martin, em Salvador, se transformou em sala de aula nesta terça-feira (16) para as alunas do curso Construa com Elas, capacitação em construção civil voltada exclusivamente para mulheres. A visita ao espaço, que passa por uma ampla reforma do Governo do Estado, marcou o início da fase prática da formação promovida pela Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia).

O curso, iniciado em 8 de setembro, integra o Projeto de Trabalho Social (PTS) da Macrodrenagem da Cidade Baixa, com recursos do Novo PAC. Na visita técnica, as 19 alunas puderam observar de perto um canteiro de grande porte em funcionamento, visualizando na prática os conceitos aprendidos em sala.

“Acho que o que mais chamou a atenção delas foi a coordenação das equipes no canteiro de obras. É algo que discutimos muito no curso, pois mostra como diversas frentes de trabalho e profissionais interagem ao mesmo tempo no mesmo espaço”, explicou o engenheiro Renato Carvalho, instrutor do curso.

Com diferentes histórias de vida, as alunas compartilham o desejo de se inserir formalmente no mercado da construção civil, muitas vezes enfrentando preconceitos. É o caso de Amanda Paixão, que já trabalhou na área e sonha em se tornar engenheira: “Esse curso veio para reafirmar que temos o nosso lugar e o mesmo direito que os homens têm”, afirmou.

Outras participantes, como Rosângela Carvalho, desejam usar o aprendizado para serem mais independentes em suas próprias obras, após experiências frustradas com serviços terceirizados. “Aprendi muita coisa por necessidade e observação. Agora estou refinando esse conhecimento”, contou, emocionada.

Para a engenheira civil Martha Lyra Reis, responsável pela fiscalização da obra, a experiência foi marcante. “Ainda é raro ver mulheres no canteiro de obras aqui na Bahia. Gostaria muito de fiscalizar uma obra feita só por mulheres. Elas são muito compromissadas”, disse.

A obra no Colégio Modelo integra o projeto de modernização da rede estadual de ensino e inclui a construção de cobertura para a quadra poliesportiva, vestiários e a requalificação completa da escola. O investimento é superior a R$ 8 milhões.

O curso Construa com Elas é uma das ações do PTS que também oferece capacitações em áreas como alimentação, meio ambiente, saúde e bem-estar, reforçando o papel das obras públicas como agentes de transformação social.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia