Morador de Jacobina, no interior da Bahia, o pedreiro Bento Jesus da Silva deu uma verdadeira aula de foco e dedicação ao realizar o sonho de se formar em engenharia civil aos 61 anos de idade. Sem ensino fundamental completo, ele completou os estudos quando adulto pela EJA, tendo uma trajetória marcada por muitos desafios, dificuldade financeira e longas jornadas de trabalho braçal durante o dia.
“Muita gente ria de mim quando dizia que ia ser engenheiro. Mas eu não desisti, porque acreditava que era possível”, conta o baiano, natural de Capim Grosso. “Houve noites em que chorei de cansaço, mas no outro dia levantava e dizia: eu vou conseguir”, completa.
Ao longo do processo, Bento também precisou lidar com o luto pelo falecimento da esposa. A perda quase o fez desistir dos estudos, mas ele encontrou forças no filho e na neta, além da nova parceira, Nalva, para se reerguer e conquistar o tão almejado diploma, que veio no último dia 29 de agosto.
Agora, engenheiro formado, ele sonha em ter sua própria empresa e ajudar sua comunidade. “Sei o que é não ter condições, sei como é levantar uma casa com muito esforço. Quero ajudar outros a realizarem seus sonhos também”, afirma.