Um mutirão recolheu 166 quilos de resíduos nas praias de Piatã, em Salvador, e Arembepe, em Camaçari, neste sábado (20), quando é celebrado o Dia Mundial de Limpeza.
O objetivo do mutirão foi promover a participação de voluntários em ações de limpeza e sensibilização de comerciantes e frequentadores das praias para a economia circular, reforçando a importância do descarte correto de resíduos, da reciclagem e do consumo consciente na construção de um futuro mais sustentável.
Profissional do setor jurídico da Braskem, Ayala Sampaio foi uma das voluntárias na ação. “Foi muito legal, primeiro para a gente reforçar a mensagem da sustentabilidade, da importância da coleta, separação e reciclagem, mas também pela oportunidade de conhecer colegas, por quem às vezes você passa todo dia, mas não tem a oportunidade de conversar. Então, foi um momento também de integração”, afirma.

Mutirão de limpeza. Foto: Divulgação
“Este mutirão de hoje possui uma simbologia muito forte: a de conscientização da população para o descarte correto do lixo. Ao mesmo tempo em que reforça o papel fundamental dos garis, da Prefeitura e de empresas e entidades. Quando você junta todo mundo em favor da sociedade convivendo em paz e harmonia com o meio ambiente, percebe que nossa atitude faz a diferença”, salientou o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano
Para o presidente do Sindiplasba, Valdevino Souza, promover pela primeira vez o Mutirão no Dia Mundial de Limpeza, simboliza um marco importante na atuação do sindicato como articulador de ações concretas em prol da sustentabilidade. “Essa iniciativa, que reúne empresas do setor plástico, instituições públicas e privadas, além de startups e voluntários, demonstra que é possível unir esforços em torno de um propósito comum: o cuidado com o meio ambiente. Mais do que uma ação pontual, queremos mostrar que a indústria é protagonista na construção de soluções sustentáveis”, enfatizou.
A iniciativa foi promovida pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado da Bahia (Sindiplasba), em parceria com a Braskem e a Naturalle, com cooperação técnica da startup Solos.